Objetivo do evento é difundir o mountain bike na região central de Minas Gerais; primeira etapa da Copa acontece no dia quatro de fevereiro

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa da 11ª Copa Grande Sertão que será realizada no dia 4 de fevereiro em Curvelo (MG). A ação tem como objetivo difundir a modalidade mountain bike na região central de Minas Gerais.
De acordo com o organizador, Bruno Ribas, o esporte vem se destacando no cenário mineiro e, por isso, a Copa também visa movimentar a economia da cidade. Na última edição cerca de 490 atletas participaram da prova.
– O evento vem se destacando devido ao alto nível dos competidores. O evento tem grande importância regional gerando inúmeros empregos temporários e colaborando para a manutenção de empregos fixos. Além disso, o evento incentiva as crianças e adolescentes a ingressarem no esporte.

Na edição de 2017, cerca de 490 atletas participaram da Copa (Foto: Diney Félix / Divulgação

Todos os participantes receberam uma medalha após a prova; os troféus serão entregues para os primeiros 10 colocados em todas as categorias. Além disso, uma premiação em dinheiro, de aproximadamente R$10 mil, será dividida em diversas categorias.
Percursos
Segundo a organização, o percurso desta primeira etapa terá entre 23 e 24 km, onde as categorias que fazem o trajeto completo darão três voltas e as categorias de percurso reduzido darão duas voltas.
O percurso, dentro do complexo off road do Autódromo Circuito dos Cristais, é composto por níveis diferentes, com aproximadamente 7,5 km de trilhas, entre bosques de árvores nativas, e ainda dois riachos. A largada acontece no trecho de asfalto, com aproximadamente 700 metros, passando imediatamente para a terra.
No site oficial do evento, é possível conferir a relação completa das categorias e percursos. Pelo endereço também é possível fazer a inscrição para a Copa. A prova acontece no dia 4 de fevereiro, a partir das 9h30.
As outras etapas da Copa estão programadas para 29 de abril e 21 de outubro; os locais ainda serão divulgados.
** Sob a supervisão de Ricardo Guimarães