Novo serviço foi apresentado durante evento em que Pimentel também mostrou novas instalações do Centro Integrado de Comando e Controle.

A partir de agora, quem tiver um aparelho de celular furtado ou roubado vai poder bloquear o aparelho usando apenas o número da linha telefônica e dados pessoais em Minas Gerais. O novo serviço foi divulgado pelo governador Fernando Pimentel (PT).
A Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (CBLOC) vai operar um sistema online, hospedado na página da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). De acordo com o Executivo estadual, o bloqueio poderá ser feito em menos de três cliques e deverá ser pedido pela internet até 48 horas após o registro da ocorrência.
Uma equipe da secretaria vai providenciar a inutilização do aparelho junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até 24 horas. Com esse sistema, não há mais necessidade de fornecer o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei).
O governo ressalta que apenas o aparelho é bloqueado por meio da Cbloc. O dono do celular não perderá o número da linha ou qualquer benefício junto a operadora, se assim desejar. O bloqueio da linha deve seguir o trâmite junto a cada empresa de telefonia.
Centro Integrado
Nesta manhã, o governador também participou da inauguração das novas instalações do Centro Integrado de Comando e Controle de Minas Gerais, que integra as atividades das secretarias de Segurança, de Administração Prisional, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições do Sistema de Segurança Pública.
As telas da sala de coordenação podem mostrar imagens em tempo real de 1,1 mil pontos monitorados por câmeras de segurança instaladas na capital, Região Metropolitana, rodovias MG-010, BR-040 e Anel Rodoviário.
Balanço
O governo ainda apresentou, nesta sexta-feira, um balanço da criminalidade do estado. De acordo com dados do Sistema de Segurança Pública, Minas Gerais registrou, em 2017, a menor taxa de homicídios dos últimos sete anos – 18,1 crimes para cada 100 mil habitantes.
Já em Belo Horizonte, a taxa foi a menor dos últimos 17 anos – 20,7 crimes para cada 100 mil habitantes. Na capital mineira, também houve 32% de redução na criminalidade violenta.
Escala de pagamento
O pagamento do funcionalismo público também foi assunto no evento da segurança pública.
Durante a solenidade, o governador prometeu que a escala de pagamento dos salários de junho dos servidores estaduais seria divulgada ainda nesta tarde. Mas ele disse que os atrasos ainda devem continuar.

Comentários no Facebook