A Eco 135 vem realizando obras de contenção de encosta na BR-135, no trecho da Serra de Bocaiuva, na altura do km 403. As ações, que estão sendo realizadas em caráter emergencial, visam a segurança dos usuários da via, uma vez que é constante o deslizamento de rochas no local.

Essas intervenções foram necessárias após a identificação de trincas na encosta causadas pelo processo de erosão, bem como por dispositivos de drenagem comprometidos mapeados no relatório dos trabalhos iniciais.

A obra consiste na implantação de um sistema de contenção composto por vários dispositivos de engenharia como no caso das telas de alta resistência, que impedem que rochas soltas atinjam a rodovia. Além disso, está sendo construído na base da encosta um colchão de brita, protegido por defensas metálicas, que têm a função de amortecer a queda de blocos. Outro aspecto importante é a instalação de um novo sistema de drenagem composto por canaletas no entorno do local.

As atividades estão sendo executadas por uma empresa de referência nacional em engenharia geotécnica, utilizando mão de obra local. Na concepção do projeto foram priorizadas soluções que ofereçam o menor impacto ambiental possível.

A execução das obras não interfere no trânsito local, uma vez que está sendo realizada somente a interdição da terceira faixa, sentido Norte. A previsão é que as intervenções terminem no final do mês fevereiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ECO135

Comentários no Facebook